Cuide de sua audição
Foto retirada da internet
Com o passar dos anos, as células auditivas se deterioram, principalmente em casos de traumas, exposição à poluição sonora ou outras doenças degenerativas. E não tem jeito, a perda da audição é irreversível. A boa notícia é que é possível prevenir ou conviver bem com problemas auditivos – com aparelhos, próteses ou cirurgias.
Como a perda da audição costuma ser um processo lento e quase imperceptível, muitas vezes o problema só é diagnosticado quando está avançado. Algumas perguntas ajudam a saber quando procurar um otorrinolaringologista:
· Você costuma pedir para as pessoas repitam o que acabaram de dizer, pois não entende o que elas falam?
· Você sente dificuldade durante conversas ao telefone?
· Você tem zumbido nos ouvidos?
· Você responde coisas diferentes das que foram perguntadas?
· Você prefere o volume da TV ou do rádio mais alto do que os demais?
Como combater o desgaste auditivo
Evite o uso de fones de ouvidos, controle a altura dos aparelhos sonoros (no máximo o volume médio) e utilize protetores auriculares se for ficar exposto a altos níveis de decibéis (como em queimas de fogos).
E nunca introduza objetos no ouvido – nem mesmo os cotonetes, que só devem ser utilizados na parte externa da orelha. E, se você possui problemas circulatórios, hipertensão e diabetes, converse com seu médico sobre a periodicidade de exames. Estas doenças aceleram a degradação da audição.
Texto retirado do jornal Vitalidade da FUNCESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário