sábado, 27 de outubro de 2012

Saúde Alimentar


O que é listeriose ?
Listeriose é uma doença causada por uma bactéria encontrada em alimentos como peixe cru, leite não pasteurizado, alguns tipo de queijo, frango mal cozido e saladas prontas que contenham ovos, frango, maionese ou atum. É uma das bactérias causadoras de intoxicação  alimentar. O problema é que você pode nem saber que foi infectado, por dias ou até semanas depois de ser exposto à bactéria, o que dificulta um diagnóstico preciso.

 
foto retirada da internet

Entre os sintomas da listeriose, febre, sensação alternada de calor e frio, dores musculares, dor nas costas, náusea, vômitos e diarreia.
Um terço dos casos documentados, da doença é diagnosticado em grávidas. Os especialistas acreditam que mudanças na atividade metabólica e um sistema imunológico enfraquecido possam deixar as grávidas mais suscetíveis a todos os tipos de intoxicação alimentar.
O que fazer para evitar a listeriose?
A coisa mais sensata é evitar alimentos citados acima e tomar muito cuidado com a forma de  preparar a comida em casa. Lave as mãos antes e depois de cozinhar e verifique se a geladeira e o freezer estão na temperatura sugerida pelo fabricante.  Evite deixar alimentos guardados por muitos dias e coloque toda a comida na geladeira até, no máximo, duas horas depois de cozinhá-la.
Fonte: site infoescola

Você sabia?


A pessoa obesa contribui para o aquecimento global

Um estudo publicado pelos cientistas Ian Roberts e Phil Edwards no International Journal of Epidemiology, editado pela Universidade de Oxford, afirma que a obesidade não é prejudicial apenas para quem está acima do peso, mas também para o planeta. Primeira razão: a produção de alimentos é um dos principais fatores que influem no aquecimento global. Além disso, os veículos que usam combustível fóssil emitem mais poluentes ao transportar passageiros gordinhos. Segundo Roberts e Edwards , um grupo de 1 bilhão de pessoas dentro do peso sugerido pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é de 24,9kg por metro quadrado, emitiria por ano 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono a menos que 1 bilhão de obesos.
“Quanto mais pesados nossos corpos ficam, mais nos tornamos dependentes de nossos carros”, afirmam os autores para piorar, em quase todos s países do mundo  IMC, está crescendo.
É preciso reconhecer que a obesidade é um fator chave no combate ao aquecimento global.
Para calcular seu IMC , divida seu peso (kg) pela sua altura (m) elevada ao quadrado.

Fonte:Revista Superinteressante – junho 2009

Uma receita fácil e muito saborosa


Bolo de Fubá Cremoso
Receita de Bolo de Fubá Cremoso foto retirada da internet
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de queijo ralado tipo meia cura
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 ponta de colher (café) de sal
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de coco ralado  
  • 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó
 Modo de preparo
      Bater todos os ingredientes no liquidificador.
      Em assadeira untada com óleo e polvilhada com fubá , l
evar para assar em forno médio de 180ºc  por 40 minutos ou até  ficar dourado com as bordas desgrudadas da assadeira.
     Rende em média 10 porções