Osteoporose: saiba como lidar com ela

Foto retirada da internet
A osteoporose é uma doença que está intimamente ligada ao processo de envelhecimento, pois com o passar dos anos os ossos ficam mais suscetíveis ao desgaste. Ela pode ser detectada com um exame de densitometria óssea que deve, para as mulheres, fazer parte do check-up após a menopausa - isso porque a produção do estrógeno, que baixa a partir deste período, é um protetor natural dos ossos – e, se você possui um dos fatores de isco, de acordo com a periodicidade indicada pelo seu médico:
· Histórico familiar
· Deficiência na produção de hormônios
· Uso prolongado de medicamentos à base de cortisona e heparina
· Doenças da tireoide
· Sedentarismo, tabagismo ou alcoolismo
· Problemas de absorção de cálcio.
Prevenindo e tratando
A grande questão deste mal é que a prevenção deve começar cedo, já que 90% da estrutura óssea se forma até os 20 anos. Mas nunca é tarde demais para adquirir hábitos saudáveis, que minimizam ou retardam os impactos de uma doença como esta, como a combinação “alimentação rica em cálcio, exercícios físicos e exposição ao sol”.
Se a osteoporose já está instalada é preciso seguir rigorosamente as indicações médicas, na tentativa de estacionar a perda óssea e, se possível, recuperá-la em parte. Algumas medicações ajudam neste objetivo e a atividade física é recomendada para fortalecer os músculos e evitar quedas, que acentuam o caso e podem gerar as perigosas fraturas. Mas é necessário acompanhamento médico, pois a intensidade deve ser de acordo com o estágio da doença. A exposição ao sol, especialmente pela manhã, também é essencial, assim como a abolição do fumo e de maus hábitos alimentares.
Texto retirado do jornal da FUNCESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário